Não existe “O melhor” sling para carregar seu bebê, mas tem o que vai atender melhor as suas necessidades e do seu bebê. Afinal de contas, cada dupla mãe + bebê (*) é única e tem suas particularidades, né?

Neste artigo são apresentados alguns fatores que você pode levar em consideração ao escolher um sling para carregar seu bebê. Ao longo dos exemplos, quando cada modelo de sling for mencionado, ele terá um link para você ir direto para a página do carregador correspondente.

A qualquer momento, durante a leitura, se você tiver qualquer dúvida, pode escrever pra nós em um dos canais de atendimento.

A idade do bebê

Um bebê recém nascido tem a estrutura do corpinho diferente de um bebê de 6 meses e de um bebê de 1 ano e meio. Então pode-se pensar em estruturas diferentes de carregador para atender as necessidades específicas. Mas calma, você não vai precisar trocar de sling a cada trimestre do bebê!

Recém-nascido

O bebê recém-nascido precisa de um sling que permita um bom ajuste do pano. Aquele corpinho que não se firma sozinho, pescoço que não sustenta a cabeça, toda aquela fragilidade precisa de contorno.

Para esta fase, as opções de carregadores mais indicadas são o wrap e o sling de argolas.

Indicações de sling para recém-nascidos

Bebê que já senta

O bebê que já se senta ou que firma muito bem o pescoço já pode usufruir de carregadores mais estruturados, como é o caso do meitai, ou que não tem ajuste fino, como é o caso do pouch.

O wrap e o sling de argolas continuam sendo úteis e muito adequados nessa fase!

Sling de argolas (foto gentilmente cedida pela Alê)

Para grandes trajetos e com um bebê mais pesado, os slings que distribuem bem o peso do bebê te dão mais conforto: o meitai e o wrap, especialmente o wrap rígido.

Nas caminhadas ou até nas atividades domésticas, você pode usar um destes dois carregadores com o bebê nas costas e experimentar ainda mais liberdade de movimentos. Veja a foto abaixo e se quiser aprender, veja o vídeo clicando aqui.

Meitai com bebê nas costas
Meitai com bebê nas costas (gentilmente cedida pela Ju)

O clima

O clima da sua cidade é de calor escaldante? Ou tem aquele inverno gelado? Há opções de slings pra você carregar com conforto no frio ou no calor!

Carregar bebê no calor

Para climas quentes, você pode optar por carregadores mais frescos e/ou que tenham menor volume de tecido.

Os carregadores de dryfit foram feitos especialmente para usar em lugares quentes. Os slings de dryfit da Mater Originalis são feitos em malha 100% poliamida. É um material tecnológico super fresquinho e resistente, além de ser hipoalergênico. Ele não encharca com suor e pode até ser utilizado para entrar na água com o bebê!

Wrap de dryfit
Wrap de dryfit (gentilmente cedida pela Lara Monnerat)

Neste material, oferecemos dois modelos de sling:

  • wrap de dryfit: especialmente se tiver um bebê recém-nascido, este sling é uma ótima opção. Ele é um carregador é muito leve e confortável e suporta confortavelmente bebês de até 8kg;
  • pouch de dryfit: para bebês que já firmam o pescoço (o que costuma ocorrer a partir dos 4 a 6 meses), o pouch é uma opção de sling fresco e prático de colocar e tirar. Ele suporta confortavelmente até cerca de 15kg.

Ainda para climas quentes, uma opção muito boa é o sling de argolas. Ele passa só uma camada de tecido pelo bebê e pelo corpo de quem carrega e a trama do tecido é super respirável. O sling de argolas da Mater Originalis é feito em tecido 100% algodão e pode ser usado desde recém-nascido até 2 anos ou mais.

Outro carregador com “menos pano” é o meitai. Embora ele tenha faixas sobre os ombros e na cintura de quem carrega, elas são mais finas do que um wrap e o volume de tecido é bem menor. Então o seu corpo e o do bebê ficam mais arejados.

Dica: em dias quentes, vista o bebê com roupas leves ou deixe só de fralda, ao carregar no sling.

Carregar bebê no frio

Na prática, qualquer carregador pode ser usado no frio 🙂 Mas você provavelmente vai adorar de enrolar com seu bebê num wrap macio nos dias mais frios.

Dica: pra carregar no frio, deixe para vestir sua última camada de agasalho após colocar o bebê no sling. E como o bebê ficará com o pezinho pra fora do carregador, aposte numa meia quente ou sapatinho de lã pra manter ele aquecido.


Para ver todos os modelos de carregadores num só lugar, baixe o manual de tipos de sling. Nele tem descrição e foto de cada um dos modelos e você pode conhecer as opções e encontrar a que mais gosta.


(*) As mães são a maioria do público deste site e também a maioria a carregar seus bebês, por isso falamos direto pra elas. Mas é bom ressaltar que os pais e outros cuidadores podem e devem usufruir dos benefícios dos carregadores de bebê no dia-a-dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *